O trading é fácil? Um trader precisa somente de um setup simples e disciplina?

por Marcelo Alvarenga

Você já deve ter ouvido alguém falar o seguinte: “ser trader é fácil. O mercado não é complicado. Você precisa apenas ter um setup simples e operá-lo com disciplina.”

E o mais interessante e irônico dessa frase acima é que provavelmente você não ouviu isso de um trader profissional de verdade. Pode até ter vindo de uma pessoa que tentou ser trader no passado, mas fracassou. E assim como a grande maioria, não conseguiu se tornar um profissional consistente no mercado.
Exemplo de imagem
E conhecendo essa indústria é muito provável que quem falou isso está tentando convencê-lo para que você:

1. Compre um curso onde ele ensinará exatamente o que não deu certo para ele;
2. Abra uma conta em uma corretora e aprenda o tal do setup que não deu certo para ele. 

Afinal, se o setup funcionasse tão bem realmente, por que ele deixaria de atuar como trader independente e autônomo? Por que pararia de operar em conta real onde poderia ganhar muito dinheiro? Por que ele largaria a vida de trader para trabalhar como funcionário de uma empresa operando apenas em conta demo?

Mas, voltando ao tópico do artigo, ser um trader é fácil e simples? Tendo percorrido essa trajetória por muitos anos e após conhecer vários traders profissionais de sucesso, posso afirmar com total convicção que ser trader não é fácil e nem é simples.

E como poderia ser fácil? Veja, essa é uma das melhores profissões do mundo. Ela traz liberdade e independência financeira para os que têm sucesso e pode mudar a vida de pessoas num curto espaço de tempo. É fascinante! Mas poucos conseguem atingir esses resultados. Talvez você esteja enfrentando muitas dificuldades para vencer.

A verdade é a que a maioria perde e, provavelmente, continuará perdendo. E o fato de tão poucos terem sucesso já é um grande sinal da dificuldade que existe nesta profissão. Por que se fosse fácil, muitos conseguiriam.

E como poderia ser simples? O mercado financeiro é extremamente complexo. Ele é composto de vários participantes que possuem objetivos e expectativas diferentes. Além disso, a grande maioria destes participantes têm muito mais recursos técnicos e financeiros do que você. Envolve dinheiro, razão e emoção.

A verdade é que você deve se preparar muito bem. Você precisará de um bom método, com estratégias que tenham vantagem competitiva e reprogramar a sua mente para o sucesso.

É possível vencer, mas não será fácil! Você terá de desenvolver muitas habilidades e a mais importante na minha opinião é aprender a analisar o contexto do mercado e dos seus participantes. E o setup simples por si só não será capaz de resistir a anos e anos no mercado. 

Da mesma forma que não serviu para o suposto “trader” que está tentando te convencer de que é tudo o que você precisa para alcançar o sucesso que ele mesmo não conseguiu alcançar no passado.

Mas talvez você deve estar pensando: “mas você também vende curso. Qual seria a sua diferença em comparação a todos os outros que vendem cursos?”

Bem, em primeiro lugar, não vendo um simples "curso". O que ofereço é um treinamento que chamo de Programa FTP (Formação de Trader Profissional). Ele abrange vários aspectos técnicos, psicológicos, hábitos, rotinas e planejamento. São 20 módulos e 6 meses de duração. É realmente um treinamento profissional. 

E faço desta forma porque tenho certeza absoluta que um simples curso de Análise Técnica não é e nunca será o suficiente para ajudar uma pessoa a ter uma correta formação de trader. Esses cursos só servem mesmo para encher o bolso de quem vende. 

E além disso, ao contrário de muitos, não falo que ser trader é fácil. Em nenhum momento vendo a falsa ilusão de que vencer nessa profissão é algo fácil, que o mercado seja simples e que através de super indicadores, fórmulas e setups mágicos você encontrará o sucesso. É possível e vale muito a pena, mas não é fácil.

Porém, a boa notícia é que quando você finalmente domina os fundamentos e princípios de trader profissional e tem estratégias com vantagem competitiva, ser trader se torna menos difícil. 

O que era muito complexo começa a ser menos complexo.

Não chega a se tornar fácil pela própria natureza dessa carreira e do mercado financeiro, mas sem dúvida ficará mais fácil e simples com o tempo.

Me escreva no email marcelo@marceloalvarenga.com com seus comentários e não deixe de me seguir nas minhas redes sociais. Os links estão aqui abaixo para você seguir, curtir, se inscrever e comentar.