Comparação: como é o mercado americano versus o mercado brasileiro

por Marcelo Alvarenga

Comecei a operar no Brasil em 2007. Somente em 2012, anos depois, fiz minha primeira operação na bolsa aqui nos Estados Unidos e, naquele tempo, não tinha a menor idéia do tamanho do mercado americano.

Caso você não saiba nada sobre o mercado americano e conheça somente o brasileiro, alguns dos números abaixo servirão para entender a magnitude do mercado financeiro nos EUA.
Exemplo de imagem
Brasil

No Brasil temos a B3 (Bovespa + BMF). Tudo fica concentrado na cidade de São Paulo e são aproximadamente 600.000 clientes pessoa física com registro para operar na Bolsa de Valores. Na Bovespa temos 344 empresas listadas e o valor de mercado de todas as empresas da Bovespa está próximo de 1 trilhão de dólares.

Na BMF, temos os contratos de commodities (boi, milho, café), mas os que tem maior liquidez e estrutura para um trader não-institucional operar seria o Índice e o Dólar.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, quando falamos de mercado financeiro, já expandimos o horizonte para duas cidades: Chicago e Nova Iorque.

Através de uma estimativa realizada em 2016 existem aproximadamente 6 milhões de traders operando frequentemente nos EUA. Isso seria 10 vezes mais do que a quantidade de pessoas físicas registradas para operar no Brasil.

Em Chicago, está a matriz da CME, que é um grupo gigante e basicamente focado no mercado de futuros: commodities, indices, moedas, treasuries, bitcoin etc.

Por ano, em média, mais de 3 billhões de contratos são negociados pela CME. Não foi erro de digitação não. São bilhões mesmo. O valor destes contratos? Quase 1 quatrilhão de dólares!

Caso você não saiba, apenas 1 tick de movimentação do contrato do S&P 500 (ES) vale $12,50 (doze dólares e cinquenta centavos) e 1 ponto, 50 dólares. O S&P 500 é o maior contrato de futuros do mundo e é um dos que opero frequentemente.

Em Nova Iorque estão a Nasdaq e a NYSE. A Nasdaq tem um perfil de empresas de tecnologia, com quase 4.000 empresas. Valor de mercado destas empresas: 11 trilhões de dólares.

Um detalhe: a Apple já tem um valor de mercado de 1 trilhão de dólares! Isso seria a soma das 344 empresas da B3.

A NYSE é o que realmente entendemos por Wall Street. Lá são cerca de 2.500 empresas com um valor de mercado de mais de 25 trilhões de doláres. Para saber mais sobre meu dia na NYSE, clique aqui.

Além de ser 25 vezes maior do que o valor das ações brasileiras, esse valor é maior do que o PIB de toda a Europa… e ainda daria para incluir o Japão nessa conta.

Se você gosta de operar opções, NYSE e Nasdaq oferecem uma liquidez impressionante. Tem tanta liquidez para opções que há alguns anos foi implementado vencimentos semanais… e o volume só aumenta.

Como você interpreta todos esses números? 

Para mim isso significa oportunidade. Se você sabe operar como trader profissional, o mercado americano é uma excelente oportunidade para expandir suas possibilidades como trader.

Me escreva no email marcelo@marceloalvarenga.com com seus comentários e não deixe de me seguir nas minhas redes sociais. Os links estão aqui abaixo para você seguir, curtir, se inscrever e comentar.